Escovação dental em criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto

Uma dúvida muito comum entre os pais é se o filho pode utilizar creme ou pasta dental indicada para adultos. Quem tira essa dúvida e ainda fala sobre a quantidade deste produto que deve ser utilizada e qual o tipo de escova dental que as crianças devem utilizar nesta edição do Momento Odontologia é a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP.

A professora alerta que, em qualquer situação, a escovação dental de uma criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto. Segundo a professora, a criança pode usar a pasta de dente de adulto que tenha uma concentração de flúor acima de 1.100 ppm (partes por milhão), o que é encontrado na maioria das pastas de dente de adultos. Quanto à quantidade de pasta na escova, a professora diz que deve ser bem pequena, de 0 a 3 anos deve corresponder a meio grão de arroz cru, de 3 a 6 anos, de um grão de arroz, e, acima de 6 anos, um grão de ervilha seca, para que a criança não deglute muito dentifrício fluoretado. Sobre a escolha da escova de dentes para criança, Alexandra diz que ela deve ter tamanho compatível com a cavidade bucal da criança, cerdas macias e uma cabeça arredondada.

Já em relação ao uso de enxaguante bucal, a professora afirma que não deve ser indicado rotineiramente para criança, somente em situações específicas e com orientação do cirurgião-dentista. Como exemplo, Alexandra cita a indicação para criança com alto risco de cárie, para paciente especial, onde a higiene bucal em casa seja muito difícil de ser executada, nas pós-cirurgias odontológicas, durante o processo de cicatrização,  após um traumatismo dentário. “O enxaguante não substitui a escovação dental, com pasta de dente fluoretada e escova de cerdas macias, realizada duas vezes por dia”, conclui.